Eu não sei você, mas já me confundi dezenas de vezes com o significado de manhua, manhwa, webcomic, webtoon e afins. Cansada desta confusão toda lhe trago uma explicação bem simples.
Mangá
Esse todo mundo conhece, e normalmente ninguém confunde. Nascidos no Japão e sua principal característica principal serem em preto e branco e lidos da direita para esquerda, fáceis de serem encontrados por ai na forma impressa em várias editoras. Exemplos: Sailor Moon e The ancient magus bride.
Manhua
São quadrinhos chineses. O termo surgiu no século XVIII e era usado nas pinturas conhecidas como Sumi-ê. Os manhuas começaram como desenhos satíricos em jornais e revistas em 1870. Uma parte deles possui traços mais sérios e realistas, além de muitos serem coloridos (embora também hajam aqueles que são em preto e branco como os mangás). Seus gêneros incluem infantil, satírico, politico, ação e cômicos. Alguns exemplos são Song of long march e The One.
Manhwa
Quadrinhos coreanos. Lidos da esquerda para a direita os manhwas tem grande diversidade de gêneros incluindo o romance que as vezes é adaptado para doramas ou filmes em live action, embora já tenha animes feitos com essas obras assim como Tower of God, God of Highschool e futuramente Noblesse.
Manhwas podem ser webtoons ou webcomics, mas nem todas webtoons e as webcomics são manhwas.
Webtoons e Webcomics
Os manhwas são comumente confundidos com as as webcomics e webtoons, a diferença é que eles são publicados de forma impressa assim como mangás. Já os Webtoons são distribuídos online e em modelo infinite scroll para uma melhor visualização em celulares, tablets e computadores.
O termo Webcomic nasceu na Coreia do Sul e apesar disto ele se refere a qualquer obra que seja pensada e publicada em um site, a sua divisão de páginas são numeradas então ela acaba sendo mais fácil de serem impressas.
Espero ter ajudado!
Nenhum comentário
Postar um comentário